Ir para o Chile é mergulhar em experiências turísticas que vão desde a prática de esportes de inverno até a exploração do deserto mais árido do mundo, o Atacama. Por isso, o melhor período para visitar o país depende dos interesses e atividades que o visitante deseja realizar.
Para quem quer conhecer as regiões ao sul do Chile, como a Patagônia e a Terra do Fogo, é recomendável ir ao país durante a primavera e o verão (de setembro a março). Nessa época, o clima é mais agradável e temperaturas mais amenas, o que permite que os viajantes realizem caminhadas e outras atividades ao ar livre com mais conforto.
No verão, a capital Santiago tem clima entre 15º e 35º, com temperaturas mais baixas no período da noite. Fora do inverno (junho a setembro) quase não há períodos com chuva na cidade.
Se você está interessado em esportes na neve, como esqui e snowboard, o melhor período para visitar o país é durante o inverno. Durante essa época, as montanhas dos Andes ficam cobertas de neve e oferecem as condições ideais para a prática das atividades.
Por outro lado, se a ideia é explorar o deserto do Atacama, é recomendável visitar o Chile durante a primavera ou o outono (de setembro a dezembro ou de março a junho). Essas estações oferecem temperaturas mais agradáveis para explorar as belezas do deserto.
A cada época, o Chile oferece uma experiência única, desde as paisagens cobertas de neve no inverno até as flores da primavera.